Conhecendo a Colômbia

Educação

Breve estudo sobre a Colômbia.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

A Colômbia é o único país que deve seu nome a Cristóvão Colombo, que navegou perto de sua costa caribenha no fim do século XV. Está localizada no noroeste da América do Sul. Sua capital e maior cidade é Bogotá. A Colômbia tem 50.372.424 habitantes (estimativa de 2020), e sua área é de 1.141.748 km². Sua paisagem é marcada por florestas tropicais, pela Cordilheira dos Andes e por várias plantações de café. Na capital Bogotá, que se encontra a uma grande altitude, a Zona Rosa é conhecida por seus restaurantes e lojas. Cartagena, na costa caribenha, conta com uma Cidade Antiga colonial murada, um castelo do século XVI e recifes de corais.

História

A História da Colômbia remete a antes da chegada dos espanhóis às Américas, quando a região onde hoje está a Colômbia era habitada por diferentes tribos indígenas. Os primeiros espanhóis a pisarem em terras colombianas foram Alonso de Ojeda e João da Cosa em 1499. Posteriormente, várias expedições passaram pela região litorânea, até que, em 1525, foi fundada a primeira cidade da Colômbia: Santa Maria. Cartagena foi fundada oito anos depois, em 1533. Em 1810, as jurisdições de Nova Granada expulsaram as autoridades espanholas, exceto em Santa Marta, Riohacha e os atuais Panamá e Equador.

O processo de independência começa com diversas organizações e feitos, inicialmente liderados por Antonio Nariño e Camilo Torres Tenorio. Adiante, a independência é liderada por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander, na longa Batalha de Boyacá, que tem início em 1810 e termina finalmente com êxito em 1819.

Economia

A economia colombiana é baseada principalmente na agricultura e na pecuária. O país é considerado o terceiro mais rico da América do Sul, perdendo apenas para o Brasil e para a Argentina. Seus recursos naturais são abundantes. O café é principal produto agrícola produzido na Colômbia. A economia colombiana sofre abalos quando a cotação internacional do café cai, devido à importância que a exportação desse produto tem. Os principais destinos do café colombiano são a Europa e os Estados Unidos.

As principais atividades econômicas da Colômbia são agricultura, e indústria. Seus principais produtos agrícolas são: o café, cacau, cana-de-açúcar, tabaco, banana, arroz, mandioca; na pecuária: equinos, bovinos suínos e aves.

A indústria colombiana produz alimentos, bebidas, roupas, couro, máquinas e transportes. Em relação à mineração, a Colômbia é o maior produtor mundial de esmeraldas. As maiores reservas de carvão da América Latina estão em solo colombiano. Outros produtos de exportação são o petróleo e o ouro.

O peso é a denominação da moeda corrente oficial da Colômbia desde 1994, quando a mesma perdeu a denominação "oro" presente em suas cédulas.

Turismo

Museo del Oro

O Museu de Ouro da capital Bogotá fica na parte sul da cidade, o museu guarda a maior coleção do mundo de relíquias pré-colombianas. São mais de 34 mil artefatos, todos de ouro que contam a história das civilizações que ocupavam aquelas terras da Colômbia antes de serem colonizadas pelos europeus.

Foto Museo del Oro, Bogotá, Colômbia

Catedral Primatial de Bogotá

A , uma linda construção fica na Praça Bolívar e já foi reconstruída 4 vezes no mesmo local devido à má construção, terremotos, etc. O resultado é um prédio secular que ocupa 5,3 mil metros quadrados bem na capital da Colômbia.

Foto Catedral Primatial de Bogotá

Casa Museo Salto de Tequendama Biodiversidad y Cultura

A casa foi construída nos anos 20, e nos anos 50 foi transformada em um hotel. Depois de anos abandonada, a casa se transformou no museu com a arquitetura. Nessa casa, além de conhecer o museu e a paisagem do seu interior também poderá apreciar uma linda vista da cachoeira.

Foto Casa Museo Salto de Tequendama Biodiversidad y Cultura

Arquipélago Rosário

A costa colombiana é conhecida pela Playa Branca, que sempre está cheia de turistas. Uma alternativa mais calma e igualmente deslumbrante é o Arquipélago Rosário. As Islas del Rosario, também conhecido como Corales Islas del Rosario, é um arquipélago localizado próximo a costa da Colômbia, aproximadamente 100 km de Cartagena. É um dos 46 Parques Nacionais naturais da Colômbia.

Foto Arquipélago Rosário

Cartagena

Cartagena das Índias ou Cartagena é a capital do departamento de Bolívar, na Colômbia. É a quinta maior cidade do país, e a segunda maior da região, depois de Barranquilha; e sua região metropolitana é a quinta maior concentração urbana da Colômbia. Suas mais significantes atividades econômicas são os complexos marítimos, pesqueiros, petroquímicos e o turístico.

A primeira colônia espanhola nas Américas (por 275 anos) e sua localização no Mar do Caribe tornou-a uma cidade portuária de importância vital. A partir daqui os conquistadores enviaram os tesouros que tinham saqueado de culturas nativas de volta para a , enquanto ao mesmo tempo importavam escravos da África. A fim de defender a cidade e sua riqueza de bens roubados de piratas, eles construíram uma enorme fortaleza de pedra.

Cartagena liderou o movimento de emancipação da Espanha, declarando sua independência diante do resto do país em 11 de novembro de 1811 com a ajuda do grande libertador Simón Bolívar. Se você se encontrar na cidade por volta dessa época, você pode esperar uma festa enorme cheia de desfiles e festas de rua.

Em 1984, a cidade murada de Cartagena foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO como um exemplo eminente de arquitetura militar. Mas nem todas as pessoas vêm aqui para ver. Cartagena é a cidade mais popular da para os turistas, graças não apenas aos edifícios coloniais, mas também às praias arenosas, à deliciosa culinária e à agitada vida noturna.

Foto da cidade de Cartagena, Colômbia

 

Foto da cidade de Cartagena, Colômbia

Dados gerais                         

Área: 1.141.748 km²

Capital: Bogotá

População: 50.372.424 de habitantes (estimativa 2020)

Moeda: Peso colombiano

Nome Oficial: República da Colômbia

Nacionalidade: colombiana

Data Nacional: 20 de julho - Dia da Independência

Governo: República Presidencialista Unitária

Presidente da República: Iván Duque (desde 7 de agosto de 2018).

Divisão administrativa: 32 departamentos e o distrito da capital.

DADOS GEOGRÁFICOS:

Localização: noroeste da América do Sul

Cidade Principais: Bogotá, Cali, Medellín, Barranquilla e Cartagena.

Densidade Demográfica: 43,9 habitantes por km² (estimativa 2020).

Fuso Horário: - 2h (em relação à Brasília) e UTC-5

Clima: De montanha (região central) e equatorial (leste e região litorânea).

Limites geográficos: Oceano Atlântico (norte), Brasil e Venezuela (leste), Equador e Peru (sul) e Oceano Pacífico (oeste).

PRINCIPAIS DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: eurameríndios 58%, europeus ibéricos 20%, eurafricanos 14%, afro-americanos 4%, ameríndios 1%, outros 3%

Idioma: Espanhol (oficial)

Religião: cristianismo 95,2% (católicos) e outras religiões 4,8%

IDH: 0,761 (Pnud 2018) - índice de desenvolvimento humano alto.

Índice de Gini (ano 2017) - 0,497

Expectativa de vida ao nascer: 74,8 anos (estimativa 2018)

Taxa de alfabetização: 93,9% da população (ano de 2018)

PRINCIPAIS DADOS ECONÔMICOS:

Principais setores econômicos: mineração, serviços e agricultura.

Renda per capita (nominal): US$ 6.800,00 (ano de 2020).

PIB (nominal): US$ 332,5 bilhões (ano de 2020)

Principais produtos agropecuários produzidos: café, flores, arroz, banana, milho, tabaco e feijão.

Principais produtos industrializados produzidos: tecidos, alimentos processados, calçados e bebidas.

Principais produtos exportados: petróleo, café, carvão e níquel.

Principais produtos importados: máquinas, bens de consumo duráveis, derivados e petróleo e produtos químicos.

Principais parceiros econômicos (exportação): Estados Unidos, União Europeia, China e Equador.

Principais parceiros econômicos (importação): Estados Unidos, México, China e Brasil.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS:

Aliança do Pacífico, Banco Mundial, Comunidade Andina, FMI, Grupo do Rio, Mercosul (membro associado), OEA, OMC e ONU.

Fonte: https://www.suapesquisa.com/paises/colombia/

Referências bibliográficas

KALMANOVITZ, Salomón. Economía y Nación: una breve historia de Colombia. Bogotá: Tercer Mundo, 1997.

URIBE, Jaime Jaramillo. Etapas y Sentido de la Historia de Colombia. Disponível: http://www.geocities.ws/gersonledezma/TextosAmericaLatina/EtapasySentidodelaHistoria.pdf Acesso: 30/03/2021.

https://www.suapesquisa.com/paises/colombia/

 


Publicado por: Benigno Núñez Novo

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.